Por quê fazer Intercâmbio?

Quando eu decidi fazer intercâmbio, eu lembro que eu fui direto procurar no nosso querido e velho amigo google aquelas informações que nós realmente queremos saber. Como funciona a escola, amizades, namoros; como tratar nossa família, como reagir no aeroporto; como são as festas, “rolês”... Enfim, eu não achei nada. E acho que é isso que falta pra encorajar bastante gente a ir viajar, a falta de informação. Não vou dizer que não é importante saber pra aonde ir, com quais agências, quais pacotes (normalmente o tipo de dicas que eu achei por aí), porque não é bem isso. É só que o maior medo dos intercambistas é em relação a aceitação, e não há nada na internet que alivie essa nossa frustação que parece nunca acabar. E foi por isso que eu criei o blog, pra poder passar essas informações e poder dar a ajuda aos outros que eu acabei nunca recebendo (e pra deixar meus lindos amigos informados sobre o que eu faço, né?). Eu espero que os meus relatos e dicas realmente ajudem vocês, e quero me desculpar por qualquer errinho ou repetição. Além disso, quero agradecer por estarem me acompanhando nessa minha jornada. É bom saber que as pessoas se interessam, comentam, perguntam... Dá uma felicidade que não tem explicação, ter noção de que após postar algo, haverá gente lendo tudo isso e quem sabe até criando coragem pra ter sua própria experiência! Enfim, chega de enrolação, vamos voltar ao que realmente interessa aqui, o intercâmbio de VOCÊS!


Enfim, o porquê de fazer intercâmbio é basicamente a pergunta que todo wanna be intercambista deveria fazer a si mesmo antes de cogitar a viagem em si. Quando tinha 13 anos decidi que eu queria me aventurar mundo a fora, e quando descobri sobre a possibilidade de um intercâmbio, logo apresentei a teoria pra minha família. Obviamente, eles não reagiram como eu esperava. Disseram que eu era nova demais, e que teria muito tempo no futuro para viajar. Dois anos depois, questionei novamente, e dessa vez estava decidida a não aceitar um não como resposta. Cinco meses depois, aqui estou eu, pensando no que levar, já com as passagens em mãos, disposta a ajudar todos aqueles que ainda não estão decididos.

A idéia de ir viajar sozinho, por um longo período de tempo, pode ser extremamente tentadora pra um adolescente. Believe me, eu sei! O que nos vêm na cabeça é de que teremos um tempo para nós mesmos, sem ter nossos pais (que convenhamos, de vez em quando nos enchem a paciência) para nos controlarem, sem ter responsabilidades, e sem ter alguém para darmos satisfação. Afinal, é disso que um intercâmbio é feito, não é? Ir para festas, fazer amigos, ficar acordado até tarde (nossos pais não podem nos ameaçar de desligar a WiFi na hora de ir dormir), nos afastar um pouco do mundo em que nós vivemos. Parece perfeito, não? Quem dera se fosse assim. Um intercâmbio não é feito somente de coisas boas, é uma relação ganha-ganha. Temos SIM que dar satisfações para nossos pais (eles continuam sendo família, mesmo que longe), e além do mais, eles podem não estar presentes, mas ao invés deles temos que nos dedicar à agradar a nossa segunda família, mais conhecida como Host Family, se quisermos ter um intercâmbio em total paz. Se agradar os nossos pais já é difícil, imagina uma família com uma cultura totalmente diferente da nossa? Quer dizer, como vamos saber do que eles gostam e o que desaprovam? É por isso que ser intercambista é extremamente complicado. Nós temos que abrir mão de tantas coisas para receber tantas outras, que podem ou não ser melhores do que as primeiras! Podemos pegar como exemplo todos aqueles que já tiveram alguma experiência temporária fora de casa:

Tenho um amigo que só ficou sabendo para onde iria 2 dias antes de embarcar. Acabou caindo em uma ''cidade'' pequena, de 500 habitantes, em uma família que não ligava para ele. O que nos vem a cabeça é que, na situação dele, teríamos desistido. O grande problema é que: NÃO PODEMOS. Não podemos simplesmente ligar para nossos pais, dizer que estamos voltando porque caímos em uma cidade pequena e não gostamos. A não ser, é claro, que você não tenha um pingo de consideração pelos seus pais, que pagaram o seu intercâmbio na esperança de você colaborar se algo ruim acontecesse. E o que aconteceu com o menino? Acabou dando a volta por cima. ''Puxou o saco'' da host family dele e fez com que eles se importassem. E essa é a essência de ser um intercambista. Esse é o nosso espírito. Não podemos simplesmente skypear com nossos amigos brasileiros e esperar que uma solução caia do céu. Temos que ser ativos, não passivos. Abrir a mente e, por mais difícil que seja, fazer de tudo para agradar aos outros, pois assim agradaremos a nós mesmos. Basta flexibilidade, compreensão, amor próprio e certos atos de caridade para termos um ótimo intercâmbio! Certas pessoas se dizem não estar preparadas para viajar, mas lá no fundo o que falta é somente coragem e, se me permitem dizer, falta de empenho. Não tem essa de não ter idade suficiente. O seu intercâmbio só vai ser bom se suas ações fizerem com que ele se torne assim. Se você não se empenhar, não colaborar, você definitivamente não vai curtir tanto.

Um erro muito comum entre as pessoas é comparar suas vidas à outras. Você não pode se basear em sua família brasileira e julgar a americana em torno disso. Não existe melhor, nem pior. Existe o diferente. Quando você fizer intercâmbio, você vai começar a lidar com situações completamente diferentes das que você lidava antes, e o sucesso em sua viagem só vai depender da forma que você soluciona e vê as coisas. Se você não abrir a cabeça pra essas diferenças, você irá fracassar. Ou então irá perceber isso tarde demais. Um intercâmbio é uma troca cultural, onde membros de famílias com culturas totalmente opostas criam laços e dividem o mesmo teto, e é por isso que você tem que se abrir, ser transparente. Se jogar de cabeça na coisa antes que haja tempo para um arrependimento. Sei que é difícil ir pra casa de um desconhecido, mas já pensou abrir as portas da sua própria casa pra um adolescente? É assim que sua host family se sente, então não podemos simplesmente julgá-los se eles forem um pouco secos no começo. O que temos que fazer é cativá-los. Não só eles como à todos. Em meios sociais, o intercambista tem que dar os primeiros passos. Nós temos nosso jeitinho brasileiro, não temos? A única coisa que precisamos fazer é colocá-lo em prática pra agradar, porque aí os outros terão vontade em nos agradar também. É como um relacionamento. Precisamos nos devotar à ele pra perceber que a casa passo que damos, melhor ele fica. Mais fácil, mais calmo, mais aconchegante, mais familiar. Sem dúvida haverá dias que o choque cultural vai SIM se apossar de tudo. É normal sentir saudades de casa, dos nossos amigos e tudo aquilo que nós deixamos no Brasil. Mas não podemos simplesmente culpar os outros por isso! Tudo vai depender da forma que vemos e encaramos as coisas. Se você tachar algo como “impossível” ou “intolerável”, ele se tornará. Certas coisas nos deixarão tristes, mas isso é temporário e não é só lá que isso acontece. Vai dizer que você nunca se magoou com algo aqui no Brasil? Um intercâmbio vai nos fazer amadurecer, abrir a mente pra diversos acasos que talvez nunca enfrentaríamos se não tivéssemos ido; nos fará abrir os olhos e ver que o mundo é MUITO maior do que imaginávamos.


Se após ter lido textos e mais textos sobre intercâmbios você ainda se sentir inseguro em relação à uma viagem tão extensa, não vá. Você precisa ter total consciência do caminho que está tomando, porque como eu já disse, não é uma brincadeira, a não ser que você faça com que seja. Vamos supor que o seu intercâmbio seja um livro. Você é o autor da sua história, e o final só vai depender das linhas que você escreve durante a sua viagem. Cada caminho que você tomar vai te levar à resultados diferentes, só basta você fazer sempre as escolhas certas e tomar muito cuidado pra não vacilar e escrever um capítulo mal feito. E pra aqueles que não sabem escrever... Bom, todos temos um autor dentro de nós, é só procurar lá no fundo, e esperar pra que não o encontremos só no finalzinho da viagem!

A todos os futuros intercambistas, eu desejo uma boa viagem do fundo do meu coração. Eu sei o quanto é difícil tomar essa decisão, e estou prestes à saber qual vai ser a dificuldade das coisas à partir disso. Vou atualizar aqui com informações úteis, qualquer coisa que sirva de incentivo para vocês realizarem mesmo a viagem das suas vidas! Então se a oportunidade passar pelas suas mãos... Agarre-a!. 




27 comentários:

  1. Adorei a dica. Muito bom para quem ainda está indeciso(a) sobre isso. :)

    ResponderExcluir
  2. Quero muito fazer um! Mas, acho que preciso aprimorar meu inglês antes. Tenho medo de nao conseguir me comunicar lá, sabe?

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente, relaxa! Eu tenho um amigo (acho melhor não citar nomes, né?) que foi fazer intercâmbio ano passado, e ele não sabia falar NA-DA. Passou 1 ano e voltou falando muito bem. É como dizem, na hora H todo mundo sabe se virar, e a necessidade faz com que você aprenda rapidinho!

    ResponderExcluir
  4. talvez eu vá fazer intercâmbio ano que vem, to convencendo meus pais, mas eu acho que vai dar certo! tava pensando em ir pra inglaterra, será que é bom? Já to adorando seu blog, hihi!

    ResponderExcluir
  5. Faz sim, você vai amar! Tenho uma amiga que passou 1 mês na Inglaterra e ela disse que foi ótimo, mas disse que o pessoal lá é meio antipático. Porééém nada que nosso jeitinho brasileiro não cative, né? Hahaha obrigada, continue de olho aqui então! =) Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amei o post Lú e aprendi algumas coisas, que estava em dúvidas.

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer intercâmbio pro Canadá em Setembro, 5 meses ! Acho suas dicas ótimas e sua ideia de criar um blog muito legal. Se quiser colaboração, estamos aí hahaha Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Jura Thiago? Uma das minhas opções era Canadá, mas meus pais quiseram USA por não poder escolher o lugar (basicamente queriam que eu caísse em uma mini cidade pra não fazer festa!). hahaha obrigada, qualquer coisa falo com você sim! :) beijos!

    To sim Brunna! Pra mim é a melhor empresa hahaha.

    ResponderExcluir
  10. Então, eu tava pensando em fazer, mas fazer pela Experimento hahahah não sei agora qual é melhor, mas enfim, eu tenho um certo medo de fazer intercambio porque tipo, eu tenho 14 anos agora e eu iria ano que vem e até lá eu já teria 15 né, mas eu tenho medo de viver "sozinha" lá, ai eu n sei o que é melhor, ir ano que vem no 1 ou só ir no 3° haha o que você acha?

    ResponderExcluir
  11. Queria saber como é escolhida nossa '' host family '' . Somos nós que escolhemos?

    ResponderExcluir
  12. Esse é um dos maiores problemas em apresentar a ideia do intercâmbio aos pais né ? Hahaha.
    Acabei caindo numa cidade de 9000 hab. porém parece ser bem maneira !
    Enfim, continua postando dicas aqui, certeza que vai ser sucesso seu blog.
    Meu twitter é @_freitasthiago, aliás.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Então Bru, eu não sei mesmo, já ouvi gente falando que vai pela Experimento e pelo que sei é boa também! Mas to com a STB e não abro! Hahaha já é meio que um ambiente familiar lá, eu to TODA HORA indo nas agências e eles ajudam em tudo que podem. Bom, você teria quase a minha idade.. Mas aí vai de pessoa pra pessoa! Eu sugiro nenhum dos dois.. Hahaha na minha opinião ir no 2° ano (ou 3° também) é a melhor opção. No primeiro você ainda tá bem jovem, e os estudantes tem mais moral lá sendo Junior ou Senior (3° e 4° anos de lá - correspondem ao nosso 2° e 3°), o que pode facilitar as amizades na escola!

    Sobre as host families, não somos nós que escolhemos não (pelo que eu sei em nenhum dos programas nós temos esse privilégio..). Logo depois de fechar nosso intercâmbio, recebemos VÁRIOS documentos pra preencher, incluindo nossa Application, que é o documento que vai ser enviado pro governo Americano e vai ser apresentado pra diversas famílias que estão participando do programa, aí elas podem nos escolher. É como se estivéssemos pra adoção! Hahaha

    E Thiago, poiiiis é! No começo eles acharam que eu tava indo só por brincadeira, mas consegui convencer eles que não era bem assim. E sei lá, eu tava preocupada em cair em uma cidade minúscula, mas não o suficiente pra fazer eu desistir! Acabei dando sorte, 1 milhão e meio de habitantes graças a Deus! Espero que seja, to precisando da ajuda de todo mundo por enquanto né? Hahaha vou te seguir lá, beijos!

    ResponderExcluir
  14. É, já me falaram isso! UDHASDHUAS Acho que é melhor né!? Eu não vou estar nem muito nova, ai eu já tenho mais fácilidade pra me virar lá! Mas, obg mesmo assim. E continua postando as coisas aqui tá? To adorando!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lu! Sou a menina que te mandou o tweet. Enfim, consegui. ;) Primeiramente, amei seu blog! Então...Quando vc vai pra lá?? :) Minha dúvida em faze é pq eu to no 1o ano, se eu for é pra fazer o 2o ano lá... Mas tenho medo de atrapalhar meus estudos e não conseguir passar no vest aqui sabe, e tal. E também tem a dúvida de pra onde ir. Obg!

    ResponderExcluir
  16. mas e se ninguém nos escolher, onde nós ficamos? ):

    ResponderExcluir
  17. E ah, mais uma coisa, você já sabe pro lugar que você vai? Por exemplo, se você não gostar do lugar, você tem como fazer alguma coisa pra eles mudarem?

    ResponderExcluir
  18. Acho que é melhor sim Bru! Mas se você tiver preocupada em relação ao inglês, relaxa... Até quem faz inglês durante anos trava lá, eu por exemplo sou incapaz de falar com a minha família por skype. VIVO dando desculpas pra não conversar. E olha que eu faço inglês desde que eu tenho 3 aninhos... E sei sim, vou pra San Antonio, no Texas! Bom... Você tem que ter motivos plausíveis pra poder mudar de cidade, tem uma burocracia grandinha viu? Mas acho que a ideia do intercâmbio é arriscar. Não tem lugar melhor, nem pior, só vão ter lugares diferentes! =) E obrigadaa, continue de olho aqui então!

    ResponderExcluir
  19. Ah, não tem essa de ninguém escolher não! Hahaha minha dica é pra ser menos rigoroso no Application possível, deixar ele bem organizado e formal. Americanos (no caso) são pessoas que vão direto ao ponto, então não adianta ficar enrolando. Fale quem você é, como é sua vida, sua família, amigos, o que gosta de fazer e PONTO. Não tenta ficar agradando na carta, sinceramente acho que só piora. Os placements normalmente só ocorrem 20 dias antes da data de embarque, mas pode acontecer de você só ficar sabendo pra onde vai 1 dia antes de viajar, é até normal. Outra coisa que pode acontecer é você ir pra uma família provisória, que vai ficar com você até eles encontrarem uma que se encaixe no seu perfil! Se essa família curtir você, pode ser até que eles aceitem em te "adotar" pelo resto do programa :)

    I. F: Primeiramente, obrigada! Hahaha bom, eu to indo dia 15 de Agosto, mas pra NY. A organização com a qual eu fechei leva os estudantes pra NY antes pra termos umas reuniões e conhecer a cidade (intercambistas vindos de todos os lugares do mundo!), e aí dois dias depois cada um vai pro seu canto. Bom, eu andei meio preocupada com isso também, mas sinceramente, um intercâmbio é uma experiência ÚNICA, e apesar de você perder matéria na escola, você vai estar ganhando matéria de vida mesmo. Não custa nada ralar um pouquinho quando voltar né? É só se esforçar e tentar fazer a maior quantidade de matérias lá fora parecidas com as que a gente tem aqui no Brasil, e se quiser, nas horas vagas dar uma estudada.. Apesar de eu não recomendar. Se estiver indo pra intercâmbio, vai com tudo, não se prende à NADA que você tem aqui no Brasil porque só vai deixar você menos preparada pra toda a experiência, além de você desperdiçar tempo que você poderia estar fazendo novos amigos estudando né...

    ResponderExcluir
  20. Ah, em relação a inglês eu to bem suave, meu inglês é bom, consigo me virar! hahaha Nossa, você pegou um lugar bom até! Eu só to preocupada pra não acontecer igual aconteceu com o seu amigo que você contou ali em cima hahah Mas acho que você tem rasão, a gente tem que arriscar né? Vai que eu to com esse medo bobo e na hora eu também vou pra um lugar super bom? hahah Vou tar sempre olhando aqui quando você postar mais hehe e ah eu sou a @brunnafreitas_ (:

    ResponderExcluir
  21. Ah, ele deu certo azarzinho... Não dá pra negar né? Mas só coloquei isso pra mostrar que nem tudo é perfeito. Lógico que as chances de acontecer algo assim são mínimas, e talvez se você se sentir realmente encomodado você pode contatar a sua agência e pedir uma transferência. Eu também tinha esse medo... Quase desisti por isso (por ele) pra falar a verdade! Mas decidi arriscar, e acabei me saindo bem! Você vai ir pra um lugar bom sim, é só fazer um bom application =) Se precisar de ajuda pra preencher, estamos aí! Vou seguir você no tt linda =)

    ResponderExcluir
  22. Deu né! Mas ah, faz parte... Minha irmã morou lá por dois anos, mas ela foi como Au Pair, sabe? E com ela foi a mesma coisa, não sabia pra onde ia nem nada, ficou sabendo poucos dias antes! hahaha Mas ela falou que foi bem suave, assim, no começo ela demorou um pouco pra acostumar, mas depois ela falou que já conhecia tudo por lá! E como ela já foi e sabe como é, já me deixa mais tranquilha um pouco ahhah Ok, se eu precisar de ajudar ou precisar tirar duvida, eu venho aqui tá? hahah obg mesmo!

    ResponderExcluir
  23. EPA! TAMBEM ESTOU COM A EXPERIMENTO!
    Luiza, parabens pelo blog estou amando! Mas então, eu tenho um pai meio bravinho mas é mais liberal que minha mãe (superprotetora). Vou passar um mês lá nos EUA, eu Janeiro, para um curso de férias e ficar com hostfamily. Acha que eles vão aceitar que em agosto eu comece a planejar um high school para o ano seguinte? 6 meses fora para cursar o seu segundo grau. Então, eu tenho chances? *-* Acho que eu tenho maturidade o bastante, sério mesmo.
    Ah, e mais uma coisa. Quem faz 6 meses de intercâmbio, quem volta, tem que estudar mais seis meses no Brasil? Ou pega só "metade" do ano mesmo?

    ResponderExcluir
  24. Oiii, Lu!! Entaoo.. ando pensando em fazer um intercambio desde quando minha amiga foi para o Canada passar 6 meses! Ah.. por uma baita coincidencia, nascemos no mesmo dia, tambem sou de 13/10/95, e como todas as librianas sabem, somos muito emotivas... tenho uma relaçao super afetiva com os meus pais e com o meu irmao.. isso me faz ficar mais indecisa do que eu ja sou!!! Já entrei em contato com varias empresas, e fiquei sabendo que posso fazer High School depois que eu terminar o colegio aqui.. entao vou aproveitar, alias, sera minha ultima oportunidade de fazer High School fora...!! Mas ando pensando.. as vezes penso e determino que irei e pronto, mas depois de um tempo, começo a pensar de novo e vejo que ''ah, ficar 6 meses longe da minha familia,..'' e tal sabe.. nao sei o que fazer.. to pensando em ir pra california.. tenho primas que moram no texas, mas como eu passei pouco tempo la, nao sei como é a vida, o dia a dia de la.. o meu tempo maximo de estadia fora do Brasil foi nos EUA, 3 semanas e meia, com a minha familia... entao nao sei como sobreviveria sem eles.. mesmo sabendo que eu terei algum suporte la!! Ah, e falando de suporte.. tenho medo de pegar uma familia com que eu nao me encaxe, e o pior... tenho medo de ficar sozinha na escola kkk. como eu irei (se eu for) em janeiro/fevereiro, o ano letivo ja tera começado e nao tera aquelas festas de tipo HomeComing e tal... sei la.. se tiveres alguma opniao, algum conselho, por favor, nao hesite!!!! Beijos e aproveite!! To acompanhando e to amando!! Ah, parabens pelo seu aniversario, bom, pelo nosso!!!

    ResponderExcluir
  25. Lu, eu vou fazer intercambio esse ano só que vou morar com minha tia... eu não queria só que meus pais falaram que eu só poderia ir se fosse para a casa dela, ela mora em nj a mais de 40 anos, só que ela já tem 60 anos e não sei se vou para lá, eu tenho 15 anos e se eu nao for, nao irei mais. o que você acha??
    amo seu blog, beijao

    ResponderExcluir
  26. Oii :)
    Amei teu texto!fiquei bem aliviada!
    Bom,eu vou fazer intercambio..está chegando a hora já,e confesso que estou com um friozinho na barriga em relaçao a comunicaçao com eles rs, eu nao tenho um ingles muito bom..sei o basico sabe? e essa é a minha preocupaçao.. dicas? por favor rsrs

    beijoo

    ResponderExcluir